Destilados

A caravana do Jack

Por  | 

No inicio da destilação do uísque, nos Estados Unidos, por volta de 1640, não existiam regras. Destilava-se artesanalmente e com o cereal que estivesse à mão. Foi somente após a Guerra de Secessão (1861-1865), e com a ajuda de jovens de espírito empresarial, como Jack Daniel, Jim Beam e George Dickel, que a bebida passou a ser um produto industrializado. Os então jovens produtores definiram que os estados de Tennesse (onde até hoje é fabricado o Jack Daniel’s), Pennsylvania, Maryland e Virginia  produziriam uísque à base de centeio.

Já as bebidas feitas à base de milho seriam chamadas de bourbon, tornando o condado homônimo, no Kentucky, sinônimo de bebida – ainda que por ali não haja destilarias.

Outra regra que foi estabelecida desde então tem relação com o envelhecimento da bebida, que, após a destilação, deve repousar em barris de carvalho novos.

Eles conferem aos espécimes feitos de milho sabor mais marcante e áspero, enquanto os demais, à base de centeio, apresentam um leque aromático fino e um sabor elegante.

Por essas características, costumam-se usar os bourbons para drinques com ingredientes cítricos e mel ou açúcar, como é o caso do whisky sour, enquanto os outros são mais adequados para coquetéis que levem vermutes,  como o manhattan, por exemplo.

Apesar da enorme vocação para a coquetelaria, os uísques americanos têm fama de ser um tipo de destilado que não se mistura. Bobagem! O bom e velho Jack Daniel’s está em sua segunda turnê pelos bares brasileiros. Os bartenders participantes estão ainda mais criativos na versão 2015, e a quantidade de cidades e bares também cresceu, como você pode conferir na tabela abaixo.

A ideia é super bacana: bares descolados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza criaram ao todo 20 inusitados drinques, todos com Jack Daniel’s.

Caravana do Jack 1 | Deise Novakoski Caravana do Jack 5 | Deise Novakoski Caravana do Jack 4 | Deise Novakoski Caravana do Jack 3 | Deise Novakoski Caravana do Jack 2 | Deise Novakoski

Os drinques podem ser degustados nos estabelecimentos. Aí vai depender de onde você mora e de qual dos bares está mais perto de você!

Além de conferir as novidades em diferentes partes do Brasil, todos poderão checar os passos do processo de criação de cada um deles em vídeos exclusivos que poderão ser votados em enquete no site www.rotadosdrinks.com.br.

Não perca tempo e confira no bar mais próximo de você. A caravana do Jack vai até o fim de junho.

Boa semana para todos. Beijão!

Vídeo sobre a Rota dos Drinks

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender consultora no Torna Pub e no Supermercado SuperPrix, e é titular da coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada semanalmente em seu site.