Vinhos

Moscatel de Setúbal conquista o 1º. lugar no Muscats du Monde

Por  | 

Olha que boa notícia, apesar de não ser surpresa para mim, pois considero os moscatéis de Setúbal espetaculares!: o Moscatel Roxo de Setúbal Venâncio da Costa Lima 2013 ganhou  o prêmio de melhor moscatel na 17ª edição do concurso francês “Muscats du Monde”. Foram avaliados 214 moscatéis de 25 diferentes países. No TOP 10 Best Muscats du Monde® 2017, Portugal foi medalhado por mais dois Moscatéis Roxos de Setúbal: o 5 anos da Bacalhôa, e, o Moscatel Roxo Pioneiro 2013, também da Venâncio da Costa Lima.

A empresa Venâncio Costa Lima também arrebatou outro ouro com o Pioneiro Moscatel Roxo de Setúbal. Tiveram medalhas de prata, na 17ª edição do concurso, o Malo Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2009 – Malo Tojo Estates, o Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 30 anos, o Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal 2013, o Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal, o Adega de Pegões Moscatel de Setúbal e o Sivipa Moscatel Roxo de Setúbal 2011.

O concurso ocorreu, na cidade de Frontignan-la-Peyrade – França, em julho. O júri internacional, composto por mais de 55 especialistas, atribuiu 71 medalhas, 38 de ouro e 33 de prata. Portugal é, em seguido da França, o país com mais medalhas, num total de 13 – 7 ouros e 6 pratas.

REGIÃO DEMARCADA DO MOSCATEL DE SETÚBAL COMEMORA ESTE ANO 110 ANOS

Os vinhos com Denominação de Origem (DO) “Setúbal”, tradicionalmente designados como Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal – produzidos a partir destas duas castas – têm uma área geográfica produtiva delimitada, desde 1907, pelos concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia do Castelo pertencente ao município de Sesimbra. A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), entidade responsável pela certificação dos vinhos DO Setúbal, ciente deste reconhecimento apostou no início de 2013 num site com informações e a história do Moscatel de Setúbal – www.moscateldesetubal.pt.

 

Muscats du Monde 2017 -Resultados Vinhos Península de Setúbal:

MEDALHA PRODUTOR VINHO ANO
TOP 10 | Ouro VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Venâncio da Costa Lima Moscatel Roxo de Setúbal 2013
TOP 10 | Ouro BACALHÔA-VINHOS DE PORTUGAL, SA Bacalhôa Moscatel Roxo de Setúbal 5 anos
TOP 10 | Ouro VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Pioneiro Moscatel Roxo de Setúbal 2013
Ouro VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Pioneiro Moscatel de Setúbal 2013
Prata MALO TOJO ESTATES, LDA Malo Moscatel Roxo de Setúbal Superior 2009
Prata BACALHÔA-VINHOS DE PORTUGAL, SA Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior

30 anos

1985
Prata VENÂNCIO DA COSTA LIMA, Lda Venâncio da Costa Lima Moscatel de Setúbal 2013
Prata CASA ERMELINDA FREITAS – VINHOS LDA Casa Ermelinda Freitas Moscatel de Setúbal
Prata COOP. AGRICOLA STO ISIDRO DE PEGÕES CRL Adega de Pegões Moscatel de Setúbal
Prata SIVIPA, SOC. VINICOLA DE PALMELA, SA Sivipa Moscatel Roxo de Setúbal 2011

 

Com informações da assessoria de imprensa da Venâncio da Costa Lima

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender consultora no Torna Pub e no Supermercado SuperPrix, e é titular da coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada semanalmente em seu site.