Coquetéis

Para receber a querida Primavera, frutas poderosas, drinques inocentes e coquetéis nem tanto!

Por  | 

Faz algum tempo que venho reparando nas injustiças que andam cometendo com a laranja.

Não bastasse terem inventado para a fruta o sinônimo de “gente usada por meliantes”, comecei a perceber também que, em vários livrose/ou tabelas nutricionais, sempre que alguém quer dizer que tal fruta é rica em vitamina C usa a laranja como parâmetro de comparação. Só que, nestes casos, sempre quem têm maior concentração em ácido ascórbico é a outra fruta, e não a coitada da laranja. A lichia, por exemplo, contém alto índice de vitamina C, e ainda possui as vitaminas do complexo B, sódio, cálcio e potássio. O que não me parece ser grande vantagem se comparada à água de coco que, além das vitaminas C e do complexo B, é também um rico hidratante natural.

Entre as maçãs, agora há uma disputa acirrada: a vermelha, que chegou a ser símbolo do pecado, anda perdendo para a verde, que,segundo alguns nutricionistas é indicada para os tabagistas que precisam ou querem largar o tabaco, para pessoas com índice de colesterol elevado e para aliviar câimbras e dores musculares. Mas também elas não se metem com as propriedades das laranjas. O que não acontece com a forasteira cranberry , nativa da

América do Norte, onde cresce em bosques úmidos e nas montanhas. É rica em antioxidantes, benéfica aos sistemas cardiovascular e imunológico, além de agente anticâncer. A cranberry, é principalmente indicada como complemento no tratamento contra infecções bacterianas do trato urinário, assim como para inibir a colonização de bactérias na superfície dentária.

Considerando todos esses benefícios, preparei receitas de coquetéis revigorantes usando as frutas “milagrosas” para se degustar esperando a primavera e os demais parentes chegarem. Gente, eu sei que é boba, mas não dá para resistir a uma  piadinha com a estação mais querida do ano.

Vamos às receitas:

 “Lichia frozen”

Ingredientes: uma lata de lichia em conserva, meia garrafa de saquê, de seis a oito pedras  de gelo.

Preparação: Abra a lata de lichia em conserva, coloque a calda nas forminhas de fazer gelo e leve ao freezer. Quando virar cubinho desenforme e junte com as lichias, que também devem ficar no freezer. Coloque no liquidificador, junte o gelo e o saquê, bata na função pulsar, até que a mistura fique com a consistência de um milk shake. Sirva em taças bem bojudas e com canudos. Receita para quatro taças.

“Refresco do paraíso”

Ingredientes: 100 ml de suco de maçã, 50 ml de água de coco, 50 ml de suco de laranja, 15 ml de licor de laranja, 50 ml de suco de cranberry, gelo e uma fatia de maçã para decorar.

Preparação: Coloque todos os ingredientes no liquidificador, reservando a fatia de maçã para decorar no final. Bata e passe para um copo longo. Se tiver pé, tipo tulipa de cerveja, vai ficar mais bonito. Decore com a fatia de maçã espetada na borda da taça, e sirva com canudos.

Em tempo: originalmente, a PrimaVera não bebe álcool. Mas você pode ok!? Por isso, recomendo usar saquê para o frozen e tequila para o refresco.

Seja bem vinda Primaveral!

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender consultora no Torna Pub e no Supermercado SuperPrix, e é titular da coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada semanalmente em seu site.