Cachaças

Piraí reúne importantes produtores de cachaça do estado do Rio de Janeiro

Por  | 

Estive no último fim de semana, a convite da Prefeitura de Piraí, na oitava edição do Festival da Cachaça e Concurso de Quitandas & Quitutes. Foram dois dias deliciosos, durante os quais tive a oportunidade de beber – e comer – da cultura local: a cidade é conhecida por sua produção de tilápias e macadâmias, sabiam? E haja iscas de tilápia! E feijoada do peixe, servida muito bem acompanhada por farofa de macadâmia e por torresmos de pele da tilápia, servida no restaurante do hotel Casa do Manequinho. Que beleza!

Também foi uma boa oportunidade de (re)encontrar velhos amigos. Estavam lá a Katia Espirito Santo, da Cachaça Da Quinta. Ela também é presidente da Apacerj (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro), instituição com grande protagonismo na normatização, legalização, capacitação profissional e divulgação das cachaçarias fluminenses. Também estavam lá Eli Werneck, da Cachaçaria Werneck; Marcelo Nordskog, da Reserva do Nosco; e o João Luiz de Faria, da Magnífica. Também marcaram presença no evento as cachaças Santa Rosa e Carvalheira.

Kátia Espírito Santo e Deise Novakoski 

Eli e Cilene Werneck

 

João, da Magnífica (centro), promove degustação em seu estande

 

Marcelo Nordskog e Deise Novakoski

Cachaça Santa Rosa

O evento, promovido pela Prefeitura de Piraí, também teve uma palestra voltada para produtores de cachaça na qual foram abordados temas como legalização, padrão de qualidade e distribuição de cachaças fluminenses numa discussão interessante de como otimizar cada vez mais a disseminação das bebidas produzidas no estado. A presença do prefeito Luiz Antônio mostrou o quanto o festival é importante para a cidade.

Quero fazer um agradecimento especial ao Hudson Valle, que organizou esse belíssimo festival. Um primor! Agradeço ao convite e torço por mais edições bem-sucedidas como essa!

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender consultora no Torna Pub e no Supermercado SuperPrix, e é titular da coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada semanalmente em seu site.