Cachaças

Polo Gastronômico de Santa Teresa promove circuito de cachaças e caldos

Por  | 

A Amesanta – Associação de Amigos e Empreendedores de Santa Teresa – promove de 22 de junho a 16 de julho o “Circuito Ele & Ela – Caldo + Cachaça”, reunindo mais de 10 casas para reverenciar o destilado brasileiro e sua excelência nas terras fluminenses. A iniciativa do polo veio como uma resposta à Lei Estadual nº 7595 de 23 de maio de 2017, que determina que bares e restaurantes com carta de destilados, ofereçam um mínimo de quatro marcas de cachaça produzidas no Estado do Rio. O evento está dentro do Calendário Cultural, Gastronômico e Turístico de Santa Teresa, uma resposta criativa da Amesanta à crise que impacta fortemente os negócios no bairro.

“Não basta ter os produtos na carta. É preciso elevar a qualidade do serviço da cachaça nos bares e restaurantes trabalhando para que Santa Teresa se torne um destino referência, onde esse destilado é tratado como um produto gastronômico de origem”, diz Francisco Dantas, empresário e presidente do Polo.

Bar do Bonde, Bar do Marcô, Café do Alto, City Burguer, Espírito Santa, Fantinatoca, Maloca Carioca, Sobrenatural, Santa Pizza e outras casas tradicionais do bairro oferecerão menus especiais durante o evento, onde caldinhos produzidos com matéria prima –  preferencialmente orgânica e oriundas de arranjos produtivos sustentáveis –  se harmonizarão com cachaças puras ou drinques à base deste destilado. O objetivo do circuito é apresentar a versatilidade da cachaça, levando aos clientes informações sobre suas nuances e possibilidades de harmonização.

As casas inscritas no evento estão sendo capacitadas pela APACERJ (Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro). A capacitação faz parte do programa “Embaixadas da Cachaça”, uma parceria da associação com o Sebrae/RJ pelo projeto “Cachaças de Alambique”, que está sendo trazida para os Polos Gastronômicos pela integração com o projeto Sebrae na Mesa & Cardápios Sustentáveis.

Algumas casas participantes:

BAR DO BONDE

Almirante Alexandrino 1458, Loja E (próximo ao Castelo Valentim). Funciona quinta-feira, das 18h à meia-noite, sexta-feira, das 18h às 1h, sábado, das 17h à 1h, e domingo das 13h às meia-noite.

BAR DO MARCÔ

Almirante Alexandrino 412.  Tel.: 2531-8787. Funciona diariamente do meio-dia às 23h.

CAFÉ DO ALTO

Pascoal Carlos Magno 143 (Largo dos Guimarães). Tel.: 2507-3172. Funciona segunda-feira do meio-dia às 21h, terças a sextas-feiras, das 11h às 21h, e sábados e domingos das 9h às 21h.

ESPÍRITO SANTA

Almirante Alexandrino 264. Tel.: 2507-4840.  Funciona diariamente do meio-dia à meia-noite.

MALOCA CARIOCA

Pascoal Carlos Magno 103, loja B. Tel.: 3174-3597. Funciona de terça a quinta-feira, do meio-dia às 22h, e de sexta-feira a domingo, do meio-dia à meia-noite.

SANTA PIZZA

Almirante Alexandrino 1458, Loja F (próximo ao Castelo Valentim). Tel.: 3971-0244. Funciona de terça-feira a domingo, das 19h às meia-noite.

SOBRENATURAL

Almirante Alexandrino 432. Tel.: 2224-1003.  Funciona diariamente do meio-dia à meia-noite.

Produtores do Estado do Rio integrantes do evento:

Magnífica

Tellura

Coqueiro

Werneck

7 Engenhos

Bousquet

Do Vale

Da Quinta

Pedra Branca

Reserva do Nosco

Engenho D’Ouro

Paratiana

Fazenda Soledade

Deixe seu Comentário!

comentários

Deise Novakoski

Atualmente, Deise Novakoski exerce a função de sommelière e bartender consultora no Torna Pub e no Supermercado SuperPrix, e é titular da coluna “Você tem Sede de Quê?”, publicada semanalmente em seu site.